Mecanismo de Desenvolvimento Limpo Estruturação Jurídica de Projetos de MDL: Guia para Desenvolvimento, Análise e Implantação - Curso Grátis - Turma 2017:

Ementa do Curso:

O curso visa trazer o conhecimento adequado e necessário para a análise e acompanhamento  de projetos que representem oportunidades de negócios internacionais e nacionais, dentro das formalidades legais estabelecidas pelo Protocolo de Quioto, e que agreguem benefícios socioambientais e econômicos às empresas, indústrias e ao setor público, enfim ao Brasil.  

A partir de 2012 o curso totalmente reformulado e atualizado passa a ser coordenado pela estrutura educacional da empresa de consultoria Ambiental ZHQ Meio Ambiente Carbono. Busca-se com esta alteração emprestar aos interessados e alunos uma maior sinergia de multidisciplinariedade e transversalidade de saberes dentro do tema abordado.

Lucila Fernandes Lima (In memorium) 

Fundadora da ZHQ Meio Ambiente Carbono, elaboradora da estrutura transdisciplinar educativa para plataforma SitEscola.com. Advogada em Direito Ambiental e Sustentabilidade, com pós-graduação em Direito Internacional do Meio Ambiente pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Especialista em Projetos de MDL e sua estruturação jurídica, projetos de Responsabilidade Social e de Planejamento Estratégico Corporativo.

Programa do Curso:

.

Aulas:

  • Introdução
  • A) A Convenção Quadro sobre Mudança do Clima, o Protocolo de Quioto e o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo(1) - Conceitos Básicos
  • B) O Problema do Aquecimento Global da Temperatura e os Gases de Efeito Estufa
  • C) A Estrutura Institucional Internacional e Nacional para o MDL
  • D) Critérios de Desenvolvimento Sustentável e Requisitos de Elegibilidade para Projetos de MDL no Brasil
  • E) Barreiras e Lacunas Jurídicas Existentes para Projetos de MDL no Brasil
  • F) O Ciclo do Projeto de MDL
  • G) Projetos de MDL Florestais
  • H) Mercado Internacional de Carbono
  • Conclusão do Curso - MONOGRAFIA ou PROJETO
  • Coordenação:

    Equipe Multidisciplinar ZHQ Meio Ambiente Carbono

    Equipe multidisciplinar de apoio ao aluno da Empresa ZHQ Meio Ambiente Carbono.

    Estrutura do Curso:

    O curso está estruturado em 8 módulos que permitem aos alunos pleno conhecimento do assunto, desde a problemática do aquecimento global da temperatura, o histórico das negociações, a concepção inicial do projeto até a sua execução final, com a adequada aplicação do arcabouço regulatório internacional e nacional em consonância com as Resoluções da Comissão Interministerial de Mudança Global do Clima. Será apresentada aos alunos uma análise do mercado de carbono atual e suas tendências de modo a habilitá-los a realizar uma análise de oportunidades para projetos de MDL.

    Carga horária:

    O acesso ao curso é liberado automaticamente após a inscrição, o aluno participará de uma jornada de 70 (setenta) horas para leitura e entendimento dos textos oferecidos.

    Frequência:

    Não há monitoramento de sua frequência, mas recomenda-se o encerramento do curso em 6(seis) meses.

    Interação:

    Uma caixa de mensagens é oferecida para cada aluno matriculado e as dúvidas devem ser encaminhadas para essa caixa.

    Avaliação:

    Não há.

     

     

    Certificação:

    Sim.

    Caso queira receber o certificado de conclusão envie a solicitação para sitescola@sitescola.com.br, informando o curso que realizou, será enviado um certificado em extensão .PDF.

    A carga horária acima citada é uma sugestão, o certificado será emitido com o tempo que o aluno levou para concluir os seus estudos.

     

    Material Didático:

    Fornecido por meio de Biblioteca virtual do SitEscola e por indicação de bibliografia específica.

    Pré-requisitos:

    Público Alvo: empresários, consultores da área ambiental, executivos, advogados, engenheiros, economistas, administradores de empresas, usineiros, analistas de bancos de investimentos, pessoal técnico, superintendentes e gerente de Instituições Públicas de nível Federal, Estadual e Municipal, inclusive lotados em bancos de fomento e em instituições bancárias federais e estaduais; em outros setores interessados em promover e/ou desenvolver projetos que possam reduzir a emissão de gases de efeito estufa em indústrias, em áreas de geração de energia, resíduos sólidos, agroindústria, transportes e florestal, estudantes de graduação e pós-graduação.

     

     

     

     

    Investimento:

    Gratuíto

    SitEscola.com
    Rua Coronel Quirino, 127 - Campinas/SP - CEP: 13015-330
    Fone: (19) 3252-4591